27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Unidades Básicas de Saúde de Sorocaba estão sem vacina contra catapora

Foto- Portal Fiocruz
Postado em: 12/01/2024

Compartilhe esta notícia:

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba estão sem vacina contra varicela, popularmente chamada de catapora. Em nota, a Prefeitura de Sorocaba informou que aguarda o envio de novas doses pelo Ministério da Saúde e orientou que o paciente deve sempre realizar a atualização cadastral na UBS para que possa ser realizado o contato assim que as doses forem abastecidas na unidade. Qualquer alteração no estado de saúde da criança, o pai ou responsável deve procurar atendimento médico para avaliação, pois as crianças com 1 ano e 3 meses que não estão imunizadas com a primeira dose correm o risco de contrair a doença.

 

O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado de São Paulo informou que a responsabilidade pela aquisição dos imunobiológicos do Calendário Nacional de Vacinação é do Ministério da Saúde (MS) que, mensalmente, envia os imunizantes ao Estado de São Paulo, que distribui de forma proporcional aos 645 municípios de acordo com a população elegível de cada cidade. Em nota, a secretaria estadual de saúde relatou também que o Estado de São Paulo possui uma necessidade mensal de cerca de 270 mil doses de vacina contra a varicela, porém, tem recebido de forma fracionada do MS. No mês de outubro, recebeu cerca de 30 mil doses. No mês de dezembro, outras 50 mil doses do imunizante foram entregues e distribuídas aos municípios.

 

A equipe do Ipa online questionou o Ministério da Saúde sobre o envio das doses. Em nota, o órgão informou que, em março de 2023, a Anvisa determinou a suspensão do fornecimento da vacina varicela para avaliação da nova composição do imunizante, seguindo decisão adotada pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA). Depois de um rigoroso estudo de qualidade da vacina, o imunizante foi liberado, em julho. Contudo, a interrupção ocasionou atraso no abastecimento global da vacina e do produtor que atende o Brasil, o que resultou no desabastecimento da vacina em alguns estados, no segundo semestre de 2023, e, consequentemente, fez com que a vacinação contra catapora fosse mais lenta.

 

Em dezembro de 2023, após liberação da Anvisa, o Ministério da Saúde recebeu 1 milhão de doses da vacina varicela, que foram avaliadas e aprovadas pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). Desse total, até o final de janeiro, a pasta irá distribuir 554,4 mil doses para os estados. Anteriormente, entre julho a dezembro de 2023, a pasta já havia distribuído 981.868 doses para os estados. Compete aos estados distribuir para os municípios as doses de vacina recebida do Ministério da Saúde. A nota reforça ainda que  o Ministério da Saúde está empenhado em garantir a disponibilidade de vacinas seguras e eficazes para a população brasileira.

 

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Secretaria da Saúde reforça vacinação contra febre amarela antes das férias

F-1 põe GP Brasil em Interlagos no calendário provisório de 2021

Reformas de sepulturas seguem até o dia 22 no cemitério municipal de Votorantim

Guerra na Ucrânia vai deixar pão mais caro no Brasil

Operação Saturação” mais uma vez coíbe “pancadões” e aglomerações na cidade

Bolsonaro nomeia para a PF indicado de Ramagem, barrado pelo Supremo